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Atributos
POMMEL AURUM :: Guia inicial :: Sistemas
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Atributos
Sistemas |
Atributos
Os atributos são utilizados para definir as habilidades básicas e naturais de cada personagem, sendo levados em conta pelo sistema de dados, para definir quando um personagem consegue fazer algo contra outro, se ele consegue desviar de um ataque e etc. Ao estar narrando diversos acontecimentos diferentes, entre eles ás partidas de quadribol, o narrador elabora testes através do sistema de dados, definindo assim o que irá acontecer e como a narração será feita. Abaixo seguem os atributos existentes no Pommel Aurum:
Atributos básicos
Força: Mede a força muscular
Destreza: Mede a coordenação e agilidade
Inteligência: Mede a capacidade mental, adaptabilidade e capacidade lógica
Constituição: Mede a constituição e resistência física do corpo
b]Carisma:[/b] Mede o grau de carisma do ser sobre alguém.
Atributos avançados
Percepção: Mede o grau de percepção do ser. (Inteligência + Destreza/2 )
Concentração: Mede o grau de concentração que pode facilitar a aprendizagem. (Inteligência + Destreza/2 )
Sabedoria: Mede o grau de sabedoria do ser sobre determinado assunto. (Inteligência + pontos sobre o assunto )
Agilidade: Mede o grau de agilidade correndo e voando. (Destreza * 2)
Sorte: Mede a sorte do ser sobre jogos de azar e escolhas feitas. (Sabedoria + Concentração)
Obs: A sorte apenas é utilziada na jogatina de jogos de azar e como triunfo, podendo ser rolado três vezes por quest/evento para aumentar o valor de uma rolagem nos dados. A sorte não é utilizada em partidas oficiais de qualquer um dos esportes.
Atributos essenciais
Vigor: Mede o grau de vigor energético do ser. (Constituição/2 + Destreza/2 + 50)
Saúde: Mede o grau de energia vital do ser. (Constituição/2 + Força/2 + 50)
Resistência física natural: Mede a resistência física natural do ser contra golpes físicos. (Constituição + Força/2 + D10)
Resistência mental: Mede a resistência mental contra feitiços de controle mental. (Constituição + Inteligência/2 + D10)
Resistência mágica: Mede a resistência mental contra ataques mágicos. (Constituição + Sabedoria/2 + D10)
Esquiva: Mede a capacidade de esquiva do ser. (Agilidade + D6 - Peso carregado)
Dano físico: Mede o dano causado por golpes físicos. (Dano da arma + Força + D10 - resistência física do adversário)
Dano magico: Mede o dano causado por golpes de magia. (Dano da magia + Inteligência + D10 - resistência mágica do adversário)
Dano mental: Determina se o ataque mental funcionou ou não. (Dano do ataque + Inteligência + D10 - resistência mental do adversário)
Acerto de golpe sobre esquiva: Para acerto em caso de tentativa de esquiva, o valor deve ser qualquer número positivo. (Agilidade do atacante - Esquiva do defensor)
Acerto de golpe: Para acerto de um ataque não esquivado, basta o dano ter um valor positivo. Caso o valor seja negativo ou zero, o golpe não é acertado.
Atributos importantes para quadribol
Goleiro - Agilidade: Mede o grau de agilidade correndo e voando. (Destreza * 2,5 + D10)
Artilheiro - Agilidade: Mede o grau de agilidade correndo e voando. (Destreza * 2 + D10) e Potência de lançamento: Mede a potência do lançamento da goles. (Força * 2 + Destreza/2 + D10)
Batedor - Potência de lançamento: Mede a potência do lançamento da goles. (Força * 2 + Destreza/2 + D10)
Apanhador - Agilidade: Mede o grau de agilidade correndo e voando. (Destreza * 2 + D10) e Visão: Determina o número de quadrados que consegue enxergar ao fazer um teste de busca. (Percepção/3)
Obs: O símbolo "*" indica uma multiplicação, e o símbolo "/" significa uma divisão.
Como ganhar pontos de atributo
Além das tradicionais recompensas ganhas em missões, tarefas e eventos, sempre que o personagem tiver adquirido 150 XP's, poderá troca-los por um ponto de atributo básico. É importânte lembrar que uma vez feita a troca, o XP será descontado de modo a não poder ser utilizado para outros fins.
Quantidade inicial de pontos a serem distribuidos
O valor inicial de pontos que o personagem poderá distribuir entre seus atributos básicos inicialmente, irá depender da idade do mesmo, visto que quanto mais velha for uma pessoa, mais habilidades terá adquirido em sua vida. Segue abaixo a relação de idade e pontos iniciais:
Idade | Pontos |
0 - 5 anos | 02 pontos |
6 - 10 anos | 03 pontos |
11 - 15 anos | 05 pontos |
16 - 20 anos | 8 pontos |
21 - 25 anos | 10 pontos |
26 - 30 anos | 12 pontos |
31 - 35 anos | 15 pontos |
36 - 40 anos | 18 pontos |
41 - 50 anos | 20 pontos |
51 - 60 anos | 23 pontos |
Obs: Acima de 60 anos = 25 pontos de atributo + 1 ponto a cada dez anos.
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